BRASIL ENVIA O AGENTE SECRETO PARA O OSCAR 2026

Longa é estrelado por Wagner Moura

A Academia Brasileira de cinema anunciou nesta segunda-feira (15) o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026.

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho foi o escolhido deste ano. O longa desbancou filmes como Mannas, O Último Azul, Oeste Outra Vez e outros.

No começo deste ano, o agente secreto já havia vencido dois prêmios no festival de cinema de clones, Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator para Wagner Moura.

Na ocasião, a distribuidora americana Neon garantiu os direitos de distribuição para o filme nos Estados Unidos. Ela é conhecida por distribuir filmes como Parasita, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, e Anora, vencedor de Melhor Filme.

Neste mês o agente Secreto representou o Brasil em outros festivais, como em Toronto, onde também foi destaque.

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Além de Wagner Moura, o elenco conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna) e Udo Kier (Sangue para Drácula).

O Agente Secreto estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.

Rolar para cima