Longa foi cancelado por conflitos internos

Depois que o ator Adam Driver (Histórias de um Casamento), que interpretou Ben Solo/Kylo Ren na nova trilogia de Star Wars, revelou que a Disney cancelou um filme solo do personagem depois do Episódio IX: A Ascensão Skywalker, discussões sobre projetos cancelados da franquia pelo estúdio tomaram conta da internet.
Com isso, o jornalista e insider Jeff Sneider, revelou mais um diretor que esteve bem próximo de comandar um longa de Star Wars depois do episódio final da saga em 2019.
Segundo o Sneider, o cineasta David Fincher (A Rede Social, Se7en: Os Sete Crimes Capitais) teve conversas para dirigir um longa da franquia. Entretanto, as negociações caíram por conta de desavenças no orçamento e no direcionamento do corte final.
O filme teria seguido um dos personagens principais da trilogia feita pela Disney, mas não foi informado qual.
Junto às discussões sobre o filme solo de Kylo Ren – que seria comandado por Steven Soderbergh – e o projeto de Fincher, reunimos alguns longas de Star Wars que foram desenvolvidos pela Disney e/ou Lucasfilm, mas ainda não ganharam à luz do dia.
Lembrando que, só estão confirmados para chegarem aos cinemas O Mandaloriano & Grogu, em maio de 2026, e Star Wars: Starfighter, em maio de 2027. Confira o teaser oficial de O Mandaloriano & Grogu:
A seguir estão os projetos que não verão mais a luz do dia:
Guillermo Del Toro (A Forma da Água), cineasta vencedor do Oscar, esteve para comandar um filme solo do vilão Jabba the Hutt, que apareceu inicialmente em Episódio V: O Império Contra-Ataca.
David Benioff & D.B. Weiss, os criadores de Game of Thrones, foram contratados em 2019 par comandar uma nova trilogia de Star Wars para a década seguinte. Entretanto, no fim daquele ano, eles assinaram um acordo com a Netflix que impediram o desenvolvimento dos longas.
Em 2019, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, se juntou com a Lucasfilm para desenvolver um filme Star Wars. Posteriormente, Michael Waldron (Loki) foi anunciado como roteirista. Os Irmãos Russos (Vingadores: Ultimato), revelaram que tiveram conversas para comandar o filme. Em 2023, o projeto foi cancelado.
Agora, seguem os projetos que continuam em desenvolvimento:
A cineasta Sharmeen Obaid-Chinoy (Ms. Marvel) está atualmente desenvolvendo um longa que acompanhará a personagem Rey, interpretada por Daisy Ridler, construindo uma nova ordem Jedi 15 anos após os eventos do episódio 9. Em janeiro desse ano, George Nolfi (O Ultimato Bourne) foi contratado para escrever o roteiro.
Em 2023, foi anunciado que Dave Filoni, responsável pelas séries animadas da franquia e atual diretor criativo da Lucasfilm, vai comandar um filme que culminará as histórias conectadas das séries The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Ahsoka e Skeleton Crew.
O cineasta indicado ao Oscar James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari) está escrevendo e deve dirigir um filme sobre a origem da Ordem Jedi, ambientado 25 mil anos antes dos eventos principais da saga. Beau Willimon (Andor) também está escrevendo o roteiro. Rumores apontam que o título do longa possa ser Jedi Prime.
Em 2020, Taika Waititi (Thor: Ragnarok, Jojo Rabbit) foi anunciado como roteirista e diretor de um filme Star Wars. Por conta das greves, o projeto passou por algumas reformulações, e atualmente, está sendo escrito por Waititi e Tony McNamara (Pobres Criaturas).
Em 2020, a presidente da Lucasfilm anunciou a série Lando, que seria comandada por Justin Simen (Cara Gente Branca). Entretanto, em 2023, Donald Glover, que interpretou o personagem em Han Solo: Uma História Star Wars, assumiu o comando da produção, que se transformou em um filme.
A cineasta Patty Jenkins (Mulher Maravilha) foi anunciada como a diretora de um filme intitulado Rogue Squadron, que seria lançado em 2023, sendo o primeiro filme depois do encerramento da saga em 2019. Entretanto, o projeto foi deixado de lado por um tempo. Em março de 2024, Jenkins anunciou que assinou um novo contrato com a Lucasfilm para escrever e dirigir o filme. Veja o vídeo de anúncio:


